15/02/2019 - Rio dos Cedros reafirma gemellaggio com Albiano (Trento – Itália)



Prefeito de Rio dos Cedros, sr. Marildo Felippi, e prefeita (sindaca) de Albiano,
sra. Erna Pisetta, assinam pacto de reafirmação do gemellaggio entre as cidades.


A cidade de Rio dos Cedros possui um forte vínculo com a Província de Trento, muito especialmente com a cidade de Albiano. Desde 2008, as cidades são co-irmãs – possuem um pacto de mútua colaboração no âmbito histórico-cultural. Agora, em 2019, esse pacto foi reafirmado, durante uma visita realizada a Rio dos Cedros por uma comitiva de Albiano composta por 16 integrantes e chefiada pela prefeita (sindaca) daquela cidade, a sra. Erna Pisetta.

A cidade de Albiano, que, assim como quase todas as cidades trentinas, era muito pobre na época das imigrações (final do século XIX), hoje em dia é próspera e conhecida mundialmente como a cidade do pórfido (tipo de rocha bastante resistente utilizada para calçamentos e revestimentos de exteriores).

O vínculo entre as duas cidades remonta ao tempo das grandes imigrações, ocasião na qual Rio dos Cedros foi colonizada. Muitas das famílias que se fixaram em solo riocedrense têm suas origens em Albiano: Pisetta, Filippi, Marchetti, Odorizzi, Sevegnani, Nicolodelli, Negri, dentre outras.

No ano de 2000, o sr. Piergiorgio Pisetta, de Albiano, estava visitando Santa Catarina e o Médio Vale do Itajaí, e resolveu conhecer a comunidade de Santo Antônio, em Rio dos Cedros, devido a sua importância na colonização trentina do Estado. Na ocasião, conheceu também Marildo Felippi, que estava em seu primeiro mandato como prefeito da cidade. A partir dali, iniciou-se uma amizade e também um permanente contato entre os dois municípios.

Depois daquele primeiro encontro, comitivas de Albiano realizaram visitas a Rio dos Cedros, do mesmo modo como comitivas de Rio dos Cedros visitaram a cidade trentina.

Em 2008, foi assinado o “Termo de colaboração histórico-cultural” entre as duas cidades, pelo então prefeito de Rio dos Cedros, Hideraldo Giampiccolo, e pelo então prefeito de Albiano, Giuliano Ravanelli. A partir de então, estava formalmente criado o Gemellaggio.

Nos anos vindouros, continuaram ocorrendo visitas entre as duas cidades, para aprofundar os laços e aumentar a mútua colaboração.

Autoridades presentes na ocasião solene de reafirmação do pacto de gemellaggio.


Agora, neste ano de 2019, novamente Rio dos Cedros foi visitado por uma comitiva oficial de autoridades de Albiano, com o principal objetivo de reafirmar e aprofundar o gemellaggio existente.

A visita da comitiva teve início no dia 07/02/2019, com a chegada a Florianópolis, passeio pelo litoral e em Nova Trento (especialmente ao Santuário Santa Paulina). À noite, os membros da comitiva foram recepcionados em Rio dos Cedros.

No dia 08/02, durante o dia, foram realizadas visitas aos municípios de Rodeio e Timbó. Em ambas as cidades, a comitiva foi recepcionada pelos respectivos prefeitos e demais autoridades.

Já na parte da noite do dia 08 de fevereiro, ocorreu o ponto máximo da visita. Em ocasião solene realizada no anfiteatro do Museu da Imigração de Rio dos Cedros, com participação do grupo “Cuore Trentino”, as autoridades de Albiano, juntamente com as autoridades de Rio dos Cedros, enalteceram os laços entre os dois lugares. Após pronunciamentos, foi assinado termo de reafirmação do gemellaggio firmado entre as duas cidades. O documento foi assinado pelo prefeito de Rio dos Cedros, sr. Marildo Felippi, pela prefeita de Albiano, sra. Erna Pisetta, e por outras autoridades presentes de ambas as cidades.

Após o ato solene, houve jantar festivo com acompanhamento musical do Gruppo Folkloristico Compagni Trentini, no salão “Novo Espaço” (comunidade de São José – Rio dos Cedros).

Nos dias seguintes, a comitiva teve ocasião de conhecer outras cidades do Vale do Itajaí e do litoral catarinense.

No último dia da programação, 11/02, foi realizada visita à região dos lagos, na parte serrana de Rio dos Cedros. No dia seguinte, 12/02, a comitiva partiu da cidade.

Das várias iniciativas que Rio dos Cedros possui no que concerne à preservação de sua cultura, o pacto de gemellaggio é uma das mais relevantes e importantes, pois cria uma grande proximidade entre o ponto de partida dos imigrantes, e o ponto de chegada. O termo de cooperação assinado também abre uma grande possibilidade na mutua cooperação histórica cultural, tão importante para ambas as localidades.

Andrey José Taffner Fraga

 



Voltar

Desenvolvido por: Renan Taffner e Andrey Taffner
Agradecimentos: Marcel L. Zanluca