02/04/2021 - Encerrada a primeira etapa do projeto de pesquisa de Renzo Grosselli em Rio dos Cedros

Notícia "Jornal do Médio Vale" - 04/12/2020 - link

Notícia "Jornal do Médio Vale" - 23/03/2021 - link

Andrey Taffner e Renzo Grosselli - Florianópolis/SC - fevereiro de 2021

 

Encerrou-se, no dia 09 de março, a primeira fase de uma pesquisa conduzida por Renzo Grosselli na cidade de Rio dos Cedros.

Referido projeto teve início no segundo semestre de 2020, quando o pesquisador italiano, após participar de uma conferência no âmbito da UFSC com o prof. Dr. Arno Dal Ri Jr. e Andrey José Taffner Fraga, apresentou a este último a ideia de desenvolver uma pesquisa inteiramente na cidade, com a finalidade de mapear a identidade cultural de Rio dos Cedros, fortemente marcada pela cultura trentina.

Referida proposta foi prontamente aceita pela Prefeitura Municipal e pela Câmara de Vereadores, que custearam a manutenção de Renzo Grosselli na cidade. Demais despesas, inclusive a viagem, foram arcadas pelo próprio pesquisador.

Despedida de Renzo no gabinete do prefeito de Rio dos Cedros/SC - 08/03/2021. Da esquerda para a direita: Rafael Nones (vice-prefeito), Jorge Stolf (prefeito), Renzo Grosselli, Giovana Lenzi (Diretora de Turismo e Cultura), Jaime Visentainer e Andrey José Taffner Fraga (presidente e vice-presidente do Circolo Trentino).


Após meses de intensos trabalhos, cercados de todos os cuidados necessários por conta da pandemia do Covid-19, foram coletadas mais de 60 horas de gravações de entrevistas e mais de 2.000 fotografias. As entrevistas foram realizadas com pessoas representando os mais variados segmentos da cidade, para que fosse reconstruída a trajetória do povo rio-cedrense, desde os aspectos culturais, de trabalho no campo e na cidade, do ambiente no qual se vive, dos relacionamentos, da religiosidade, culinária, modo de vida etc.

As entrevistas levaram em consideração, além da cultura predominante que é de base trentina, também as demais etnias que formaram Rio dos Cedros, passando pela alemã, polonesa e portuguesa.

Filmagens para elaboração de documentário - Rio dos Cedros/SC - fevereiro 2021

O trabalho de acompanhamento nas entrevistas foi realizado predominantemente por Jaime Visentainer e Andrey José Taffner Fraga (presidente e vice-presidente do Circolo Trentino, respectivamente). Giovana Lenzi, da Diretoria de Cultura e Turismo, pasta a qual se vinculou o projeto na prefeitura, trabalhou incessantemente tanto na parte operativa do projeto aprovado pela Câmara em 2020, quando nos contatos para realizações de entrevistas, tomando o cuidado para que os muitos segmentos de Rio dos Cedros fossem adequadamente representados. Olivio Taffner e Marisa Taffner Fraga também trabalharam nos contatos para realização de entrevistas na cidade.

A Câmara de Vereadores da cidade e o poder executivo de Rio dos Cedros, tanto na figura do ex-prefeito Marildo Felippi, quanto no atual prefeito, Jorge Stolf, apoiaram e atuaram em prol do bom andamento do projeto.

Além da coleta das entrevistas e fotos, que servirão para elaboração de material bibliográfico, uma vez constatada a marcante presença cultural trentina em Rio dos Cedros, entendeu-se que seria oportuna também a realização de filmagens para produção de um documentário sobre esse aspecto cultural da cidade. Para tanto, contou-se com o trabalho voluntário de José Floriani, residente em Blumenau mas cuja família é de origem rio-cedrense, para captação de som e imagens com equipamentos profissionais e futura edição do documentário.

Os próximos meses serão de árduo trabalho com base no material coletado para, em breve, apresentar os resultados.

Restaurante típico Joana Bella - Rio dos Cedros/SC - março de 2021

Renzo Maria Grosselli, natural de Trento – Itália, graduou-se em sociologia pela Universidade de Trento e obteve o título de doutor em história no Brasil, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. É escritor, poeta, e foi jornalista no periódico L´Adige (de Trento) por muitos anos, até se aposentar. Já na década de 1980, pesquisou exaustivamente sobre a emigração trentina, vivendo em meio aos locais de imigração por vários anos. Publicou, em 1986, a obra “Vincere o Morire”, posteriormente traduzida e publicada no Brasil sob o título “Vencer ou Morrer”, que se tornou obra clássica e fundamental para os estudos da imigração trentina em Santa Catarina. Nos anos seguintes, foram publicados os livros sobre a emigração trentina nos Estados do Espírito Santo, Paraná e São Paulo. Dada a credibilidade conferida à pesquisa de Renzo Grosselli, seus livros eram utilizados para comprovação de origem em processos para dupla cidadania italiana no Brasil, e foi com base neles, especificamente no livro sobre  a colonização do Espírito Santo, que o Congresso Nacional promulgou a Lei nº 11.687/2008, instituindo o “Dia Nacional do Imigrante Italiano”. Além dos trabalhos específicos sobre o Brasil, Grosselli também é autor de muitos outros livros sobre o Trentino, sobre cultura, história e imigração. A última vez que esteve em Rio dos Cedros foi em 2018, quando proferiu palestra e coletou material para o livro lançado em 2020, intitulado “Gli Ultimi”.


Voltar

Desenvolvido por: Renan Taffner e Andrey Taffner
Agradecimentos: Marcel L. Zanluca